No dia em que se comemora o Dia da Terra (22), a qual foi instituída com a finalidade de criar e expandir uma consciência comum sobre os problemas de contaminação, conservação e biodiversidade, o monitoramento ambiental do IHP no Rio Miranda-Pantanal teve um avistamento de quatro onças-pintadas.
Em vídeo enviado pelo biológo Sérgio Barreto ele diz que tiveram o privilégio e a oportunidade de avistarem quatro onças adultas, mostrando a importância do trabalho dos profissionais e a importância de fazerem este monitoramento.
Realizado mensalmente desde novembro de 2017 pela equipe técnica do Instituto Homem Pantaneiro e a Polícia Militar Ambiental, a equipe percorre o rio registrando as espécies de mamíferos, répteis e aves, indicadores de qualidade ambiental do rio, além de rastros e fezes de mamíferos. As atividades são realizadas com autorização e parceria das fazendas privadas, assegurando não somente a proteção de recursos hídricos, como também evidenciando presença de espécies ameaçadas.
“O monitoramento do Rio Miranda faz parte do Projeto Cabeceiras do Pantanal, que além de monitorar a fauna, mata ciliar e a qualidade da água, realiza educação ambiental e orientação dos pescadores amadores sobre a legislação ambiental vigente”, conta a coordenadora do projeto, bióloga e doutora em Ecologia e Conservação, Ângela Guerra.