Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bonito recebeu informações nesta quarta-feira (02), de que o proprietário de um imóvel rural, localizado à margem da estrada conhecida como “Boiadeiro”, havia provocado um incêndio em sua propriedade, atingindo áreas de nascente de rios (protegidas) e ainda adentrando em uma propriedade vizinha.
Os policiais foram ao local e apuraram com o proprietário do imóvel que realmente o fogo havia começado em uma área de limpeza de pastagem em sua propriedade, porém, não soube explicar como o fogo começou. As chamas se espalharam rapidamente pela pastagem e atingiram nascentes e matas ciliares do córrego Bonito, que são protegidas por lei como Áreas de Preservação Permanente (APP). Além disso, o fogo adentrou uma área de vegetação nativa da fazenda vizinha.
A equipe mediu a área afetada com uso de GPS, que totalizou 16,65 hectares destruídos. O infrator (40), residente em Bonito, foi autuado administrativamente e multado em R$ 46.705,24, podendo responder por crime ambiental. A pena prevista é de dois a quatro anos de detenção. Ele foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.