A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores do Departamento de Vigilância em Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Obras, realizou nesta segunda-feira (10) a coleta de lixo e de entulhos no Portal do Rio Formoso e no Jardim Formoso.
A iniciativa tem como finalidade recolher objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, diminuindo os riscos da transmissão da dengue e outras doenças.
Os trabalhos contaram com o apoio de dois caminhões e de 10 servidores da Prefeitura, entre agentes de saúde e funcionários da Secretaria de Obras. Móveis, sofás, colchões, geladeiras, máquinas de lavar e outros objetos descartados pelos moradores foram recolhidos.
Novamente sem inseticida, que não tem sido fornecido regularmente pelo Ministério da Saúde desde o ano passado, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde continuam vistoriando regularmente os imóveis para retirada dos focos do mosquito. A recomendação, no entanto, é para que os moradores contribuam limpando com frequência o seu próprio quintal, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados, com tampa adequada.
Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos. Para isso, basta ligar no (67) 3255-3307 e falar com o setor de Vigilância Sanitária ou no Controle de Vetores.
A denúncia será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando o infrator.