Bonito, Mato Grosso do Sul - 24 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Exploração ilegal de madeira é descoberta durante medição da área queimada na Serra da Bodoquena e infrator é multado em R$ 553 mil

Foram apreendidas 1.550 estacas de madeira da espécie Vinhático rque já estavam fixadas na construção de uma cerca e 80 armazenadas, além de mais 215 estacas de madeira da espécie Aroeira armazenadas em uma pilha, totalizando 1.845 estacas.

Ketlen da Silva
Em 14 de Agosto de 2021 às 10h28
(Divulgação)

Durante trabalhos de aferição das áreas afetadas por incêndios na região da Serra da Bodoquena, nos municípios de Jardim, Bonito e Porto Murtinho, na operação Prolepse de prevenção e repressão aos incêndios, a Polícia Militar Ambiental de Jardim e Bonito descobriu nesta sexta-feira (13) uma grande quantidade de madeira sendo explorada ilegalmente na área do bioma protegido por lei de Mata Atlântica, em uma propriedade rural localizada em Porto Murtinho.

Os policiais localizaram madeira explorada, desdobrada em estacas para cerca e que eram utilizadas em cercas na propriedade e estavam armazenadas no local, sem a autorização ambiental para a atividade. Foram apreendidas 1.550 estacas de madeira da espécie Vinhático retiradas recentemente que já estavam fixadas na construção de uma cerca e 80 armazenadas, além de mais 215 estacas de madeira da espécie Aroeira também armazenadas em uma pilha, totalizando 1.845 estacas.

O responsável pela propriedade recusou-se a indicar o local de onde estava sendo retirada a madeira ilegal. O idoso (81), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e multado em R$ 553.500,00, pela exploração da madeira no bioma protegido. Ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser vegetação protegida de bioma protegido por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.