Durante trabalhos de aferição das áreas afetadas por incêndios na região da Serra da Bodoquena, nos municípios de Jardim, Bonito e Porto Murtinho, na operação Prolepse de prevenção e repressão aos incêndios, a Polícia Militar Ambiental de Jardim e Bonito descobriu nesta sexta-feira (13) uma grande quantidade de madeira sendo explorada ilegalmente na área do bioma protegido por lei de Mata Atlântica, em uma propriedade rural localizada em Porto Murtinho.
Os policiais localizaram madeira explorada, desdobrada em estacas para cerca e que eram utilizadas em cercas na propriedade e estavam armazenadas no local, sem a autorização ambiental para a atividade. Foram apreendidas 1.550 estacas de madeira da espécie Vinhático retiradas recentemente que já estavam fixadas na construção de uma cerca e 80 armazenadas, além de mais 215 estacas de madeira da espécie Aroeira também armazenadas em uma pilha, totalizando 1.845 estacas.
O responsável pela propriedade recusou-se a indicar o local de onde estava sendo retirada a madeira ilegal. O idoso (81), residente em Dourados, foi autuado administrativamente e multado em R$ 553.500,00, pela exploração da madeira no bioma protegido. Ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser vegetação protegida de bioma protegido por lei.