Durante fiscalização realizada na última quarta-feira (8) em Guia Lopes da Lgauna (MS), a equipe da Polícia Ambiental de Jardim (MS) localizou em uma propriedade rural no município a construção de drenos e degradação de nascentes e olhos d'água.
O proprietário não possuía autorização ambiental para a realização das atividades.
No local, os policiais constataram o aterramento, por meio de galhos, restos de vegetação e outros entulhos e um dreno de nascentes e olhos d’água (área protegida) em uma área de 0,20 hectares medida em GPS, bem como a abertura de mais 820 metros de drenos em uma parte brejosa, sem o licenciamento que preconiza a legislação vigente. As atividades foram realizadas para o cultivo de lavoura e foram embargadas no local.
O proprietário rural (49), residente em Maracaju, foi autuado administrativamente e multado em R$ 10 mil. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), com pena prevista de um a três anos de detenção. O autor foi notificado a realizar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), junto ao órgão ambiental.