A Polícia Militar Ambiental do Distrito de Águas do Miranda, conhecido como KM 21, em Bonito, realizavam trabalhos preventivos e informativos por meio de panfletagem e de Educação Ambiental em prevenção aos incêndios na operação Prolepse nas propriedades rurais do município de Anastácio e, enquanto visitavam uma propriedade rural nesta terça-feira (24), encontraram em uma propriedade rural uma área incendiada.
Pelo local, havia montes de vegetação arbustiva, tocos e galhadas, provenientes de limpeza de pastagem, realizada sem autorização ambiental. O responsável pela propriedade realizou a queima do material e alegou desconhecimento quanto a proibição de queima controlada em todo o Mato Grosso do Sul, inclusive para quem possuía a licença.
O infrator (30), residente em Anastácio, foi orientado quanto a proibição da queima controlada, inclusive para quem possuía licença e não havia realizado a queima, e depois foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.000,00. Apesar dos esforços e das orientações, inclusive pela mídia, em relação à proibição dos incêndios, algumas pessoas insistem com esse costume, que é bastante prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população afetada.