Durante fiscalização ambiental realizada no último domingo (7) em Costa Rica (MS), Policiais Militares Ambientais de Costa Rica (MS) autuaram um proprietário rural por realizar desmatamento ilegal.
O dono da fazenda (78), residente em Costa Rica, desmatou 15,30 hectares de uma área nativa remanescente de sua propriedade, sem a devida licença ambiental.
O desmate foi descoberto por técnica de superposição de imagem de satélite e a caracterização do uso atual do solo e aferição da área foram realizadas com uso de drone e GPS. O desmatamento ocorrera no ano passado e a área seria preparada para o plantio de lavoura. A madeira proveniente da vegetação desmatada encontrava-se caída em meio aos arbustos em regeneração e em amontoados no local. As atividades foram interditadas.
O infrator foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 16 mil. Ele também responderá por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.