Durante fiscalização ambiental em uma fazenda localizada à rodovia MS 444, no município de Selvíria (MS), Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas flagraram um incêndio em vegetação nativa, que fora executado sem autorização ambiental.
O proprietário da fazenda, residente em Pereira Barreto (SP), realizou o corte de árvores isoladas em uma área de pastagem suja, com autorização ambiental expedida pelo órgão ambiental, porém, realizou o incêndio da vegetação sem a licença ambiental.
A área explorada foi medida com GPS e perfez 173 hectares e o material lenhoso foi colocado em leiras e deveria ter sido aproveitado, conforme especifica a legislação, porém, o infrator realizou a queima da vegetação, extrapolando a permissão da licença ambiental, que jamais permite este tipo de destinação do produto, cuja a obrigatoriedade do aproveitamento é exigida.
As atividades foram interditadas. Contra o fazendeiro (85), foi confeccionado um auto de infração administrativo e arbitrada multa de R$ 51,6 mil. Ele também responderá por crime ambiental com pena de seis meses a um ano de detenção.