A Polícia Militar Ambiental de Corumbá autuou nesta segunda-feira (29) o dono de uma propriedade por um incêndio afetando as matas ciliares do rio Paraguai. A verificação aconteceu quando uma equipe realizava fiscalização fluvial no município, a aproximadamente 45 km da cidade, na região conhecida como Domingos Ramos.
Na vistoria do local, os policiais verificaram que o fogo já estava quase extinto e, ao medirem a área atingida com uso de GPS, totalizou três hectares de pastagem nativa. O responsável pela propriedade afirmou que iniciou o fogo para combater um incêndio que surgiu no local (fogo contra fogo), porém, ao verificar com drone, a equipe suspeitou que o fogo foi provocado para renovação da pastagem nativa.
Não havia a licença ambiental para a atividade, que ainda pode ser permitida, desde que com a licença ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a PMA interditou a área.
O responsável pelo terreno (81), residente em Corumbá, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.000,00. Os responsáveis também poderão responder por crime de degradação de área de preservação permanente, com pena prevista de um a três anos de detenção.