Nesta quinta-feira (16), os fotógrafos Luciano Candisani e João Farkas realizam uma live para os admiradores de fotografia, profissionais ou não, principalmente na região pantaneira.
O tema da aula será "Fotografia e Conservação" e deve ser realizada no Instagram , às 18h00 (horário de Brasília).
Luciano Candisani é fotógrafo e autor brasileiro dedicado a temas etnográficos e ambientais. Sua obra trata sobre populações tradicionais, natureza e conservação de ecossistemas e espécies ao redor do mundo: trabalhou em 40 países, incluindo as regiões geladas do Ártico e Antártica.
Seus trabalhos aparecem em exposições, galerias de arte e museus ao redor do mundo e são publicadas por revistas conceituadas, como a norte-americana National Geographic e a alemã GEO, além de vários jornais, como o britânico The Guardian e os brasileiros O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, entre outros. Sua produção conta ainda com sete livros fotográficos, inúmeras matérias, workshops e palestras no Brasil e exterior. Seus trabalhos também já foram temas de inúmeras reportagens e documentários.
João Paulo Farkas é um observador da cultura popular, amante da relação entre homem e natureza. No Brasil, principalmente, guarda em seu acervo contextos considerados magníficos da Amazônia, Pantanal e do Sul da Bahia. Começou seus estudos graduando-se em filosofia pela Universidade de São Paulo e, posteriormente, mudou-se para Nova York, onde estudou no International Center of Photography (ICP) e na School of Visual Arts (SVA). Em sua longa trajetória, já foi fotógrafo correspondente da Veja e da IstoÉ, onde foi também editor de fotografia.
Para João Farkas, a fotografia tem um papel importantíssimo na natureza. Além de sua paixão por fotografar e registrar o momento desejado, acredita ser uma ferramenta para gerar recurso de conservação. Esses recursos podem variar, podendo ser para estudos da região, ecoturismo, disseminação de conhecimento, entre outros. Outra característica marcante é sua preocupação com a sustentabilidade. Todos os projetos que já participou ou que participa e ações sobre o tema, têm como finalidade a contribuição para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de determinada região. Seu trabalho é importantíssimo para a fauna e flora do Pantanal.