Uma tarde ensolarada, sem nenhuma nuvem no céu, em Bonito (MS) rendeu um registro "surpreendente" ao fotógrafo de natureza Daniel De Granville. A foto eternizou um halo solar, espécie de arco-íris em um círculo sobre uma árvore.
Daniel estava trabalhando em um escritório, quando recebeu uma ligação de uma amiga o avisando de que tinha um "anel estranho ao redor do sol". Foi então que o fotógrafo saiu no quintal e viu o fenômeno. "Saí no quintal pra ver, fiz alguns registros rápidos com a câmera, mas não fiquei muito satisfeito com o resultado", disse Daniel.
Quando fez o primeiro registro, Daniel soube que o fenômeno poderia render algo "mais criativo".
Após a foto tirada no quintal do escritório, ele decidiu "ir para a praça em frente de casa buscar algum ângulo mais criativo, foi quando fiz esta foto que postei nesta terça (08) [...] Foi a primeira vez que eu vi, e um tempo depois voltei a observar este fenômeno, porém tinha menor intensidade, não era tão surpreendente como este da foto", detalha.
Conversando com o G1, disse que reencontrou, nos arquivos, a fotografia para montar um curso. "Falo sobre a importância de explorar ao máximo uma oportunidade fotográfica e sempre buscar ser criativo", destacou.
Foi na busca pela criatividade que conseguiu o registro fascinante, como ele explica. "As primeiras fotos que eu fiz mostravam apenas o sol e o halo em volta dele, era um registro comum. Só depois tive a ideia de usar as árvores para compor uma imagem mais interessante. E tudo isto teve que ser feito com rapidez, pois não sabia quanto tempo ia durar o fenômeno", comentou.
Halo Solar
O halo solar pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja as condições meteorológicas necessárias.
Ainda conforme especialistas na área, geralmente o halo solar ocorre devido a chuvas com nuvens altas com cristais de gelo finos, que forma essa espécie de película.
"O halo solar é um fenômeno óptico natural, que ocorre quando a luz solar atravessa cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre. A refração dos raios de luz nestes cristais forma este efeito parecido com um arco-íris redondo, que inclusive pode ocorrer ao redor da lua também", explicou o fotógrafo da natureza.