Com o intuito de promover a Educação Ambiental, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) distribuiu um gibi sobre a importância do descarte ambientalmente correto de lâmpadas (logística reversa) e já impactou mais de 10 mil alunos de 47 escolas em 6 municípios do Mato Grosso do Sul, incluindo Bonito.
O gibi “A Destinação Final para as Lâmpadas” integra o programa Reciclus na Escola, cujo objetivo é oferecer gratuitamente materiais educativos sobre reciclagem de lâmpadas para escolas de ensino fundamental e/ou médio, públicas e privadas, de todo o país, disseminando entre o público infantil e juvenil os conceitos de reciclagem e logística reversa.
Para as escolas do Mato Grosso do Sul, a ação contou com o apoio da Solurb, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de Campo Grande, da empresa Vida Produções, como autoria do gibi, além das ilustrações de Ronilço Guerreiro (Guerreirinho).
Na publicação, o mascote Solurbinho e o seu amigo Guerreirinho, personagens já conhecidos das crianças sul-mato-grossenses, recebem a visita de Luna e Lumi, personagens Reciclus. Eles apresentam de forma divertida a Reciclus, reforçam os conceitos da logística reversa de lâmpadas e alertam para a necessidade do descarte ambientalmente correto, destacando ainda o programa “Reciclando Nossas Atitudes”, da Solurb, que abrange outros resíduos.
Ao longo de 2021, foram abordadas 47 instituições de ensino, em 06 municípios (Aquidauana, Batayporã, Bonito, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Rio Verde de Mato Grosso).
No total, mais de 200 professores e 10 mil alunos assistiram as palestras de especialistas e receberam os gibis. Os educadores também receberam camisetas do programa. A expectativa é que em 2022 mais 50 escolas sejam visitadas, com a entrega de 20 mil exemplares do gibi.
Entre os demais recursos disponíveis no programa Reciclus na Escola há vídeo aulas do professor e youtuber Samuel Cunha, além de material de apoio com exercícios para que os professores utilizem em sala de aula, voltados a alunos do ensino fundamental e médio. Ao ministrar as aulas utilizando esses conteúdos com comprovação por meio de fotos e vídeos, a escola e professor(a) recebem um selo e um certificado.
Dentro do programa Reciclus na Escola, a ideia da Associação é expandir as ações, com a criação de outros materiais exclusivos, voltados a educadores.