Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Governo federal prorroga prazo para estudos técnicos que vão subsidiar concessões de parques nacionais 

Interessados em realizarem estudos nas unidades de conservação de Brasília e da Serra da Bodoquena terão até 23 de abril para cadastrar proposta.

COm informações de Ministério do Turismo
Em 19 de Abril de 2021 às 16h10
Rio Perdido, na Serra da Bodoquena, visto de cima. (Divulgação)

O prazo dos editais para a realização de estudos técnicos a fim de subsidiar potenciais parcerias com a iniciativa privada do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), do Parque Nacional de Brasília (DF) e da Floresta Nacional de Brasília (DF) foi prorrogado. Os interessados têm até o dia 23 de abril para cadastrarem suas propostas no site da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A iniciativa é um esforço conjunto dos ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA) no âmbito do projeto “Promoção do Turismo nos Sítios do Patrimônio Cultural e Natural, da Economia Criativa e de Outras Políticas Vinculadas ao Turismo e ao Desenvolvimento Sustentável”, que tem o objetivo de desenvolver estes segmentos no país.

Entre as atividades que serão realizadas pelos selecionados estão a elaboração de estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira visando concessões. Todas essas atividades deverão ser realizadas em um prazo de 120 dias após a assinatura do contrato.

Os editais, lançados em fevereiro deste ano, visam subsidiar potenciais parcerias com a iniciativa privada para a exploração de atividades de visitação voltadas à educação ambiental, à preservação e conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza de oito unidades de conservação federais.  

Além do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), do Parque Nacional de Brasília (DF) e da Floresta Nacional de Brasília (DF), foram contemplados o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o de Jericoacoara (CE), o da Chapada dos Guimarães (MT), o da Serra dos Órgãos (RJ) e o de Ubajara (CE).  

PPI  

Os projetos farão parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no âmbito da Presidência da República com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.  

Os empreendimentos qualificados no PPI são tratados como prioridade nacional, devendo os órgãos e entidades envolvidos atuarem para que os processos e atos necessários à estruturação, liberação e execução do projeto ocorram de forma eficiente e econômica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.