O Movimento Unidos Serra da Bodoquena de Bonito, Mato Grosso do Sul, lançou um abaixo-assinado solicitando a instalação de redutores de velocidade pela Agesul nos pontos críticos de atropelamento de fauna já conhecidos nas rodovias MS 178 e MS 382, assim como placas de sinalização e de educação ambiental no trânsito.
A autora da petição é Adriana de Castro, membro do grupo e instrutora de mergulho.
“O atropelamento de fauna é um problema que sempre me incomodou demais. Antes de me mudar para Bonito, já frequentava a região da Serra da Bodoquena desde 1995 e sempre via as estradas sendo asfaltadas e nenhuma estrutura para prevenir o atropelamento de fauna sendo feita”, conta Adriana.
Depois de pesquisar sobre o Programa Estrada Viva, coordenado pelo Professor Afrânio Soriano, da UEMS, ela se reuniu com o docente, com o promotor Alexandre Estuqui (MP/MS), Paulo Gimenes (COMDEMA) e Agesul para pensarem em um projeto-piloto em Bonito que possa ser replicado para outros lugares.
“Entendemos que a instalação destes equipamentos não necessita prévio diagnóstico, uma vez que atropelamentos de fauna silvestre ocorrem massivamente sempre nos mesmos locais. É inadmissível que a fauna silvestre brasileira continue morrendo em nossas estradas sem que medidas sejam tomadas e isso se torna ainda mais grave em um município considerado vitrine do ecoturismo nacional.”, traz a petição.
Até a tarde desta segunda-feira (8), 284 pessoas já haviam assinado a petição. Para saber mais informações e assinar, clique no link .