Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Dourados recebeu denúncia de que o proprietário de uma fazenda, localizada próxima ao Distrito da PANA, no município de Nova Alvorada do Sul, teria construído uma ponte ilegalmente ocorrendo degradação de um córrego e suas áreas protegidas.
Uma equipe realizou fiscalização ontem (20) à tarde no local e confirmou a denúncia. Foi verificada a construção de uma ponte de madeira sobre o córrego Rio Branco, com a alocação de terra para o aterro da obra, medindo 8 metros de largura por 160 metros de comprimento na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego, degradando as matas ciliares.
Toda a área protegida afetada para a construção da ponte que ligava uma estrada da fazenda foi medida com GPS e totalizou 1.280 metros quadrados. O administrador da fazenda assumiu a responsabilidade pela obra e informou que não havia licença ambiental. As atividades foram interditadas.
O gerente (29), residente em Nova Alvorada do Sul, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, cuja pena é de um a três anos de detenção. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA).