A Polícia Militar Ambiental de Bonito foi acionada pela Polícia Civil e pela vigilância sanitária no último sábado (03) pela manhã para ir até uma residência no bairro Santo Antônio em razão de maus-tratos que estaria ocorrendo contra quatro cachorros. De imediato, a equipe foi ao local e o proprietário não estava em casa. Depois de contato por telefone, o responsável pela guarda dos animais domésticos foi à residência e impediu a entrada dos policiais para verificação.
Na residência, havia três cachorros da raça Pinscher em um canil improvisado repleto de dejetos, com presença acumulada de fezes e urina, sem água e o local não tinha as condições mínimas de higiene. Em outro local, havia ainda um filhote de cachorro da mesma raça, que se encontrava amarrado com uma corrente de tamanho curto, em local sem ventilação e luminosidade adequada, não havendo os recursos básicos, como água em um recipiente adequado e alimento. Os animais foram apreendidos e o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) os encaminhou a uma Organização Não Governamental de proteção aos animais da cidade.
O infrator recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Hospital Municipal para realização do exame de corpo de delito e apresentado na Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais, cuja a pena foi aumentada nesta semana de dois a cinco anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente pela PMA e multado em R$ 6.000,00.