A Polícia Militar Ambiental realizava fiscalização nas propriedades rurais de Bonito e, enquanto visitavam um imóvel nesta segunda-feira (21) pela manhã, encontraram em uma propriedade um depósito de resíduos sólidos em áreas de matas ciliares (Área de Preservação Permanente) do rio Mimoso.
Os policiais verificaram que o proprietário realizava o descarte de lixos à margem do rio (área protegida), sendo que havia uma grande quantidade de sacolas plásticas, latas, garrafas PET e outros no local. Além disso, a equipe também encontrou uma árvore nativa de grande porte cortada sem autorização do órgão ambiental competente, com vestígios de uso de motosserra, causando mais danos à mata ciliar do rio. O material lenhoso foi apreendido.
O infrator (61), residente de Bonito, foi autuado administrativamente, multado em R$ 10.000,00 e notificado a remover os resíduos para o local licenciado pela Prefeitura para receber o lixo. Ele também poderá responder por crime ambiental.
Em decorrência de inúmeras denúncias acerca da degradação ambiental no rio Mimoso, inclusive duas só nesta segunda, os policiais continuarão com as fiscalizações em outras propriedades do município com o objetivo de mitigar os problemas. Nos casos menos graves, as pessoas estão sendo orientadas e, nos mais graves, os policiais estão realizando a autuação administrativa (multa).