Em 5 de junho, data na qual foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi agraciado com a implantação do primeiro bueiro ecológico. A iniciativa do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) tem como objetivo ajudar a preservar o rio Formoso e seus afluentes, bem como conscientizar a população sobre os descartes corretos de resíduos.
Passado dois meses, o município já está na instalação do terceiro bueiro ecológico.
Para o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), parceiro do IASB na iniciativa, a ação vai de encontro com o trabalho realizado em prol à preservação do meio ambiente. "Dentro de nossos compromissos com a preservação ambiental, sustentabilidade e também do escopo do IDB, no qual devemos cuidar muito bem do meio ambiente para deixar como legado para gerações futuras, esses bueiros ecológicos são extremamente importantes pois trabalham em benefício da preservação de nossos rios" , revela Augusto Mariano, presidente do IDB.
Ele ressalta anda que, "ações como essa terão sempre o apoio do IDB".
Proteção
Cestos metálicos foram confeccionados nos tamanhos corretos para serem instalados nos bueiros que, ganharam destaques através das cores, desenhos e da frase "O rio Formoso começa aqui" , criando uma indentidade visual própria.
A ideia era chamar a atenção das pessoas que aquele bueiro era diferente, com uma frase de impacto para que todos possam refletir um pouco mais sobre seus atos, motivo pelo qual surgiu a ideia da frase.
" O IASB tem a missão de conservar as águas dos rios da região. E uma das principais ferramentas que utilizamos para isso é trabalhar a educação ambiental. Tínhamos que ter algo educativo dentro dessa proposta", revela Liliane Lacerda, diretora executiva do IASB. Queremos que as pessoas entendam, reflitam que qualquer ação que nós fizermos na cidade, dentro das nossas casas ou na rua, interfere na qualidade das águas" , acrescenta Liliane.
Parceria
Além do IDB, são parceiros do IASB nessa ação a empresa Edem Agrominerais, Pousada Muito Bonito, Duudoor, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e Sindicato Rural de Bonito.