O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) abriu nesta terça-feira (05) uma vaga para auxiliar de atividades no programa Felinos Pantaneiros. O salário é de R$ 2,5 mil com carga horária de 30 a 40 horas semanais.
Dentre as funções do cargo, o candidato aprovado irá identificar áreas com maior predisposição de ataques das onças pintadas e pardas ao rebanho bovino; identificar e monitorar os felinos que fazem uso da área das fazendas; implementar ações para diminuir os ataques das onças-pintadas e pardas ao rebanho bovino; avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de rebanho bovino, por onça-pintada e onça-parda; avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de lavoura por pecarídeos silvestres do Pantanal; implementar ações de educação ambiental voltadas para conscientização dos funcionários de propriedades rurais, moradores ribeirinhos e população de Corumbá; e, na Serra do Amolar, deve ser feita a estimativa da densidade populacional de onças-pintadas e onças-pardas na área de estudo, as áreas de uso dos felinos, o padrão dos bichos e identificação das espécies.
Será necessário companhar a rotina do Programa Felinos Pantaneiros, seguindo as demandas e solicitações dos supervisores de cada área, além de participar das atividades de campo como instalação de armadilhas fotográficas, buscas por vestígios, coleta de amostras de fezes e carcaças e registros de avistamentos de onças.
A vaga é voltada para graduados em áreas ambientais como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ciências da Natureza, Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Medicina Veterinária.
Dentre os requisitos, o candidato deve ter disponibilidade para morar em Corumbá; para viagens para a Serra do Amolar e para a região de Miranda; domínio do Pacote Office (principalmente Excel) e disposição de realizar triagem de fotos e preenchimento de planilhas por longos períodos; disponibilidade para trabalho de campo (caminhadas de até 8 horas) na mata para instalar armadilhas fotográficas; proatividade; e facilidade para trabalhar em equipe.
O contrato tem duração de nove meses, sendo que os horários são flexíveis com a possibilidade de atividades noturnas e aos finais de semana, de acordo com as necessidades do Programa. Os custos de deslocamento de campo entre Corumbá até Serra do Amolar e alimentação serão de responsabilidade do Instituto.
As inscrições seguem abertas até o dia 12 de abril, com envio dos documentos pelo e-mail faleconosco@institutohomempantaneiro.org.br . Os documentos necessários para a inscrição estão listados no edital, que pode ser conferido aqui . O resultado da seleção será enviado por e-mail para os inscritos até o dia 15 de abril.