Os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense no ano de 2020 foram os maiores já registrados na história. Para evitar que tamanha devastação acometa novamente a região da Serra do Amolar e seu entorno, foi que o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) se uniu com Sindicato Rural de Corumbá para alinhar e replicar o trabalho de prevenção da Brigada Alto Pantanal nas propriedades rurais.
De acordo com o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo, a reunião com Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural, permitirá a garantia de proteção à reserva e também às fazendas do entorno. “Nossa intenção é manter esse alinhamento com os produtores rurais, que são emblemáticos para a conservação do Pantanal” , diz.
Por conta dos vários dias de seca, a região tem maior propensão a sofrer com queimadas, e por isso é tão importante o trabalho da Brigada. “Estamos buscando essa união com o IHP pois vimos como a região do Castelo e do Acurizal foram afetadas em 2020. E com essa Brigada que o Instituto Homem Pantaneiro vem trabalhando, queremos levar também isso aos produtores rurais, para que em parceria a gente tente evitar esses incêndios florestais que tivemos no Pantanal sul-mato-grossense em 2020”, pontua Luciano Leite.