Nesta quinta-feira (09), o Instituto do Homem Pantaneiro realiza uma transmissão ao vivo para falar sobre a Bacia do Alto Paraguai e seu Monitoramento para Gestão Ambiental
A conversa vai acontecer na página do Instituto Homem Pantaneiro no Facebook , a partir das 16 horas.
Os convidados são o doutor em Ecologia e Recursos Naturais Fábio Roque, a doutora em Ecologia e Conservação Angélica Guerra e o geógrafo Wagner Tolone mediados pelo coronel Ângelo Rabelo, integrante do instituto.
Área de atuação do IHP, o Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, sendo considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pela UNESCO.
Com uma área de aproximadamente 250 mil km² (496.000 km² considerando toda a Bacia do Alto Paraguai), o Pantanal se estende pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil. Cerca de 70% da região pantaneira, 138 mil km², situa-se no Brasil, abrangendo grande parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A Constituição brasileira reconhece o Pantanal como Patrimônio Nacional.
Três reservas naturais do Pantanal, cuja a gestão cabe ao IHP e o Parque Nacional, integram a relação de áreas úmidas da Convenção de RAMSAR, o que faculta ao Brasil a obtenção de apoio para o desenvolvimento de pesquisas, o acesso a fundos internacionais para o financiamento de projetos e a criação de um cenário favorável à cooperação internacional para essas zonas.