O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) prepara um termo de cooperação técnica com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para viabilizar a implantação, em Mato Grosso do Sul, do sistema informatizado de licenciamento ambiental utilizado pelo Estado da região Norte.
A decisão foi tomada pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges, após encontro com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ocorrido na sexta-feira (06), em Manaus. A diretora de Desenvolvimento, Thaís Caramori e o analista de Tecnologia da Informação, do Imasul, Ailton Oliveira, acompanharam a visita técnica.
“Nós fomos ao Amazonas conhecer o sistema informatizado de licenciamento e monitoramento ambiental utilizado pelo Ipaam. No Imasul, nós já temos o sistema da Outorga de Uso de Recursos Hídricos, o nosso Cadastro Ambiental Rural e o eFlorestal. Nosso objetivo agora é modernizar o licenciamento ambiental. Queremos dar mais celeridade na análise de processos de licenciamento, evitar análise subjetiva, informatizando o direcionamento, com modelos padrão de relatório, parecer e vistoria”, informou André Borges.
Segundo o diretor-presidente do Imasul, “esse foi o primeiro passo para nós viabilizarmos o termo de cooperação técnica para o intercâmbio de sistemas. O Amazonas tem um sistema de licenciamento ambiental que nos interessa e atende. Nós temos o sistema de outorga de uso de recursos hídricos, que interessa ao Ipaam. O termo prevê a customização do sistema para a nossa realidade, de acordo com o nosso regramento de licenciamento ambiental. Esse trabalho será feito pela Universidade Federal de Lavras, que desenvolveu o software. A previsão é de que o sistema seja implantado em 2020”.