Os moradores do bairro Aparecida, em Miranda, acionaram a Polícia Militar Ambiental nesta segunda-feira (02) informando que uma pessoa estava colocando fogo na vegetação à margem do trilho, nas proximidades do centro da cidade.
Uma equipe foi imediatamente ao local mas o infrator já havia fugido. Os policiais, que desde o início da Operação Prolepse andam com abafadores na viatura e já extinguiram diversos focos iniciais de incêndios urbanos e rurais, acionaram a Defesa Civil do município e começaram os trabalhos contra o foco que já tomava grandes proporções.
O órgão chegou rapidamente e, junto com a PMA, controlaram o fogo com o uso de abafadores. A equipe ainda fez buscas na tentativa de localizar o incendiário, porém não obteve êxito.
Apesar dos esforços e das orientações, inclusive pela mídia, em relação à proibição dos incêndios, algumas pessoas insistem com esse costume que é bastante prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população afetada. Em Mato Grosso do Sul, a queima controlada está proibida.