Bonito e Jardim sofrem com incêndios florestais desde a noite desta quarta-feira (07). Pelo menos três pontos da região foram atingidas pelas chamas nas últimas 24 horas. Em um deles, no Morro do Mateus, área rural da Capital do ecoturismo, após horas de luta contra o fogo, a força-tarefa montada por policiais militares ambientais, Defesa Civil e voluntários conseguiu controlar a devastação.
O fogo começou na noite de ontem e a brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários da cidade montaram uma verdadeira força-tarefa para frear a devastação da área. Após horas de combate, as chamas foram controladas por volta das 03h00.
Mesmo com o fim do incêndio, a área queimada é monitorada para evitar o retorno do fogo. Equipes devem voltar ao local entre 09h00 e 12h00, horário que a temperatura sobe e a umidade relativa do ar diminui, condições que podem favorecer o início das chamas.
Outro ponto da região também sofre com as queimadas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena tentam combater focos de incêndio na Fazenda Arco-íris. A situação na região desencadeou uma operação denominada Panemorfi.
Nas primeiras horas desta quinta-feira (08), bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã se deslocaram para a região. Os mais de 50 militares se mobilizam em ações de prevenção. Conforme informações do tenente-coronel Arruda, vários focos foram detectados e já consumiram 1.200 hectares da vegetação local.
A intenção das equipes nesta manhã é controlar todos os focos de incêndio para evitar que as chamas de espalhem.