Os focos de incêndio que ainda seguem ativos no Pantanal de Mato Grosso do Sul atingiram a região do Rio Negro. O Instituto SOS Pantanal divulgou um alerta em relação à situação e o Corpo de Bombeiros afirmou que já encaminhou combatentes para o local.
Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (21), o biólogo do Instituto, Gustavo Figuerôa, conta que as chamas estão se alastrando, e brigadistas e autoridades reuniram forças na madrugada de quarta para quinta-feira (20 e 21) para tentar combater as chamas.
“O fogo está em algumas fazendas particulares na região do Rio Negro. Uma delas é uma fazenda de conservação, que é gerida pelo Projeto Onçafari, de onças-pintadas, e está avançando bastante por lá. O combate ainda está intenso hoje”, explicou o biólogo.
Segundo o biólogo, integrantes da SOS Pantanal estão na linha de frente do combate às chamas ao lado de brigadistas locais, do Ibama PrevFogo e do Corpo de Bombeiros.
Incêndio
A situação dos incêndios no Pantanal sul-mato-grossense estava extremamente crítica até o começo de outubro. A combinação de estiagem e calor dificultava os combates. Mas chuvas fortes trouxeram um pouco de alívio.
Porém, como ainda há focos ativos, o Corpo de Bombeiros, o Ibama Prev-Fogo e alguns trabalhadores rurais treinados continuam a trabalhar para evitar que as chamas se alastrem.
Antes da chuva, o cenário, além da destruição da fauna e da flora, de ribeirinhos perdendo casas; outros se virando como podiam para fugir do calor. Enquanto isso, na área urbana de Corumbá e Ladário, havia fumaça e fuligem.