Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Incêndio no Pantanal destrói refúgio de 15% das araras-azuis

Estimativa do Instituto Arara Azul aponta que dos 6.000 animais na natureza, 700 estão na fazenda São Francisco, no sul do Pantanal.

Ketlen da Silva
Em 18 de Agosto de 2020 às 15h11
(Divulgação/Grupo Rio da Prata)

O incêndio que atinge a região do Pantanal avança sobre a fazenda São Francisco do Perigara, maior refúgio mundial da arara-azul. O local concentra 15% da população livre da espécie, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo.

O fogo já consumiu 1,5 milhão de hectares, o equivalente a 10% da área total só neste ano. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e funcionários da fazenda tentam salvar os ninhos e controlar as chamas.

A fazenda, que fica a 150 km de Cuiabá, já perdeu cerca de 70% dos cerca de 25 mil hectares de vegetação nativa. Desde 1960, a fazenda pertence à mesma família, que criou o santuário da espécie ameaçada de extinção.

A estimativa do Instituto Arara Azul aponta que dos 6.000 animais na natureza, 700 estão na fazenda São Francisco.

Nas redes sociais, o Instituto faz boletins diários sobre a situação das queimadas na região, como também das araras-azuis avistadas. "Acreditamos que a fumaça, a falta de água e a secura do ambiente podem estar afetando esse movimento [quantidade das aves avistadas] e impedindo que a maioria delas se dirijam ao dormitório. Segundo Neiva Guedes, nesse momento, as araras devem estar dormindo espalhadas", afirmam em publicação.

A organização também está realizando uma arrecadação para a construção de aceiros, para impedir que o fogo afete mais áreas, poços e tanques para auxiliar nos trabalhos. Para doar, é só entrar em contato pelo contato@institutoararaazul.org.br, mensagens pelo Instagram ou diretamente na conta bancária do Santander, Agência 1313, Conta Corrente: 13000029-3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.