Na última sexta-feira (06), a Polícia Militar Ambiental de Bonito realizou fiscalização em uma propriedade rural do município depois de receberem denúncia de construção ilegal de uma estrada com derrubada de vegetação e revolvimento de solo, confirmando e localizando a construção da estrada realizada sem a licença ambiental. O infrator abriu com uso de máquinas o caminho de 600 metros de comprimento por 6 metros de largura em média, nas proximidades do rio Formoso.
Para a obra foi derrubada vegetação contendo árvores, bem como colocado cascalho e manilhas pluviais, também sem a licença ambiental. Parte da madeira derrubada ainda se encontrava no local e as atividades foram paralisadas.
O proprietário, um empresário de 39 anos, residente em Bonito, foi autuado administrativamente e multado em R$ 20.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem a licença ambiental, que prevê pena de prisão de três a seis meses. Também foi notificado a fazer a regularização junto ao órgão ambiental.
Cerca de 15 dias antes, no dia 21 de abril, pelo mesmo motivo, a PMA de Bonito autuou outro proprietário rural, de 48 anos, residente em Bonito, com multa de R$ 20 mil. O infrator havia aberto com uso de máquinas a estrada de 2.200 metros de comprimento por 18 metros de largura em alguns pontos e 11 metros em outros, para acesso da fazenda a outra propriedade.