Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Infrator é multado em R$ 3 mil por disposição inadequada de agrotóxicos em Jardim

O acusado também poderá responder por crime ambiental, previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena é de um a quatro anos de reclusão.

Ketlen da Silva
Em 18 de Março de 2021 às 16h34
(Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Jardim autuou um produtor rural de 66 anos por disposição de forma inadequada de várias embalagens de agrotóxicos. A PMA localizou a infração quando realizava fiscalização em uma fazenda no município de Maracaju na tarde de ontem (17) e deparou com os produtos perigosos armazenados irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana.

Foram encontrados cerca de 200 tambores vazios de produtos perigosos do tipo herbicida de diversas marcas, alguns em sacas plásticas e outros soltos, estavam no chão de um barracão da fazenda, expostos às mudanças climáticas, bem como em contato direto com o solo, e não havia isolamento, nem contenção para possível vazamento dos produtos. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. Esse tipo de material precisa ser destinado para locais preparados para recebê-lo, conforme prescrito nas normas técnicas e por lei.

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra o infrator, residente em Maracaju, arbitrou multa de R$ 3.000,00 e o notificou a dar a destinação adequada às embalagens dos produtos perigosos. O autuado também poderá responder por crime ambiental, previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena é de um a quatro anos de reclusão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.