Na edição de dezembro de 2019, a revista Claudia realizou uma reportagem sobre as mulheres que realizaram projetos voltados para a preservação do meio ambiente em todo o Brasil.
Entre os programas citados está o Projeto Arara Azul, presidido pela bióloga Neiva Guedes, que estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural, principalmente no Pantanal.
Os objetivos são manter populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo, em vida livre no seu ambiente natural e promover a conservação da biodiversidade e do Pantanal como um todo.
Na reportagem, a bióloga relata as dificuldades enfrentadas durante os incêndios neste ano que afetaram o andamento de fixação de ninhos artificiais que auxiliam na reprodução das aves. Segundo a matéria, o fogo atingiu 33% dos ninhos, mas são os efeitos indiretos que fazem os impactos perdurarem: faltam árvores para se abrigar e comida, desregulando o delicado equilíbrio do bioma.
"Precisamos nos posicionar, cobrar mais e mudar atitudes. Mas sou otimista. A natureza é sábia, ela nos surpreende", afirma Neiva, esperançosa.
Os outros projetos citados são a Coalizão Ciência e Sociedade, da bióloga Leandra Gonçalves, voltada para a preservação e limpeza dos mares e oceanos; e o SOS Mata Atlântica, da ambientalista Márcia Hirota, para auxiliar no aumento das florestas por meio de plantação de mudas de árvores nativas em todo o país.
Confira a matéria abaixo: