O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), receberam na última quinta-feira, 25 de fevereiro, a visita da equipe do Instituto Arara Azul, responsável pelo projeto Arara Azul. Na ocasião, foram realizadas instalações de 3 ninhos artificiais, de um total de 13. Um deles foi instalado em uma árvore da espécie Mandovi.
Dos 13 ninhos, 07 serão instalados em locais novos e 06 servirão para substituir ninhos instalados anteriormente, mas que não estão mais viáveis, devido a ação do tempo e das araras.
O objetivo da parceria é que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras-azuis quanto para araras-vermelhas, além de auxiliar na reprodução das espécies.
“A partir de junho as araras vão começar a procurar as caixas para o período reprodutivo”, conta Carlos Cézar Corrêa, técnico do meio ambiente do Instituto.
O Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa mantêm parceria com o projeto Arara Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas. Sempre que podem ou são solicitados, os colaboradores do projeto realizam visitas de monitoramento dos ninhos e também dos filhotes que possam ser encontrados.
Sobre o Projeto Arara Azul
O Projeto Arara Azul estuda a biologia e as relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural. Também estuda a biologia reprodutiva das araras vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que co-habitam com a arara azul no Pantanal.