Policiais Militares Ambientais de Bataguassu (MS), durante fiscalização realizada na última quinta-feira (03) em Santa Rita do Pardo, localizou desmatamento ilegal em uma propriedade rural.
Uma mulher, de 67 anos e seu irmão de 65 anos, realizaram respectivamente a supressão ilegal de 1,51 e 1,07 hectares de vegetação nativa de cerrado, dentro de área protegida de reserva legal da propriedade a mais do que tinham autorização, dentro da mesma fazenda para cercar a divisa da propriedade herdada.
Eles tinham autorização eletrônica (AA-E) do órgão ambiental, que é expedida diretamente no portal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para realizar o desmatamento na execução da cerca, que nesses casos de licença simples, é determinada a dimensão, porém, as quantidades foram excedentes às permitidas.
A infratora, residente em Santa Rita do Pardo, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 7.5500,00 e o infrator, residente em Presidente Venceslau (SP) foi autuado em R$ 5.350,00.
Vão responder também por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, agravada devido a infração ter ocorrido em área protegida por lei.