A Polícia Militar Ambiental do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, que trabalham na operação Piracema, realizam fiscalização no rio Nioaque, onde a pesca é proibida, mesmo quando não é período de piracema, em monitoramento e proteção aos cardumes que estão subindo o rio e salvaram um jacaré que estava preso a um anzol de galho nesta terça-feira (07).
O que facilitou um pouco o trabalho para a retirada do petrecho ilegal de pesca do réptil foi que, felizmente, o anzol estava enroscado na pata traseira e não na boca do animal e ele já estava muito cansado. Como muito cuidado, a equipe conseguiu extrair o anzol e libertar o jacaré.
Além desse anzol que mataria o jacaré, a equipe que acompanha os cardumes para evitar depredação por pesca predatória ainda cortou e retirou mais 27 anzóis de galho do rio. Esse é o motivo da preocupação da PMA com petrechos ilegais como esse e, principalmente, as redes de pesca e espinheis, pelo poder de causar morte da fauna aquática, mesmo sem os pescadores estarem no rio, infratores estes, que armam este material normalmente à noite e com pouco tempo de exposição para a retirada de peixes enroscados, o que dificulta as prisões.