Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou o repasse de R$ 2,167 milhões para ações de combate às queimadas em Mato Grosso do Sul, com trabalho concentrado na região do Pantanal. A portaria foi publicada hoje, com prazo de execução em 180 dias.
Segundo apurado pela reportagem do Campo Grande News, os recursos serão usados para aquisição de líquido retardante, neste caso, podendo ser produto químico incluindo espumas e géis retardadores de chamas.
O recurso também será usado no pagamento de horas voo. Em Mato Grosso do Sul, já foram mais de 200 horas/voo das aeronaves Air Tractor de apoio ao combate aos incêndios.
Conforme dados do Ibama/PrevFogo em Mato Grosso do Sul, o uso de aeronaves de combate ao fogo são essenciais em caso de chamas altas, que é o que ocorre em incêndios florestais.
Somente nesses primeiros dias de outubro, MS registrou 990 focos de incêndio, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sendo concentrado no Pantanal, 779. De agosto até agora, quando a estiagem aumentou, foram 6.595 focos no Estado, 72% no bioma que teve 23% do seu território em MT e MS devastado.