Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Mulher é multada em R$ 15 mil por degradação e exploração de madeira de área protegida em Bonito

Os sedimentos causados pela danificação da Área de Preservação Permanente (APP) foram carregados pela força das águas que descem do morro que poderão causar assoreamento no curso d’água perene que corta a propriedade.

Ketlen da Silva
Em 15 de Dezembro de 2021 às 13h40
(Divulgação)

Durante fiscalização ambiental em uma propriedade rural em Bonito, a Polícia Militar Ambiental de Aquidauana autuou nesta quarta-feira (15) à tarde, uma mulher de 62 anos por crime ambiental de degradação de vegetação e exploração de madeira sem autorização ambiental em área protegida por lei. Os policiais localizaram o dano ambiental recente na fazenda, bem como várias árvores derrubadas, das quais estava sendo explorada a madeira que era desdobrada em estacas.

Durante a vistoria, verificou-se a danificação da Área de Preservação Permanente (APP) da encosta de um morro, onde a proprietária utilizou um trator com grades, arando a terra e revolvendo a vegetação nativa presente, para a formação de pastagens causando erosões pelas frequentes chuvas. Os sedimentos foram carregados pela força das águas que descem do morro que poderão causar assoreamento no curso d’água perene que corta a propriedade.

Além disso, foi constatada a exploração de vegetação nativa, sendo 10 árvores da espécie aroeira, 16 árvores da espécie angico, sete árvores da espécie Ipê, sendo que as árvores foram desdobradas em estacas e que estavam sendo utilizadas em cercas na propriedade.

A infratora, residente em Campo Grande, foi autuada administrativamente e multada em R$ 14.900,00 pela degradação da área protegida e a exploração da madeira. Ela também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser vegetação protegida. A autuada também foi notificada a apresentar plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.