Neiva é mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia, premiada diversas vezes por sua atuação em prol da conservação da natureza. Atualmente, é pesquisadora e professora do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande (MS), além de ser presidente do Instituto Arara Azul e idealizadora do Projeto Arara Azul.
Durante entrevista à revista, Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua, afirma que é necessário trazer visibilidade para ações que tragam benefícios, não apenas locais, mas para a humanidade. “É com muito orgulho que homenageamos a pesquisadora que segue na linha de frente lutando pela conservação do nosso meio ambiente. Enaltecer o papel das mulheres no campo da ciência é muito importante para inspirar meninas e mulheres que são apaixonadas pela área”, pontua a executiva.
Projeto Arara Azul
O projeto tem como objetivo manter populações viáveis de araras azuis ( Anodorhynchus hyacinthinus ) a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal como um todo, com o auxílio de ninhos artificiais. Os objetivos específicos podem variar a cada ano, mas incluem estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, requerimentos de habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie na natureza, entre outros.