O prefeito, Josmail Rodrigues, e a secretária de Meio Ambiente (SEMA) de Bonito, Ana Trevelin, visitaram na manhã desta segunda-feira (21) as obras de conservação de solo e recursos hídricos na região do “Alto Mimoso”, próxima às nascentes do Rio Mimoso.
As ações fazem parte do Projeto Águas de Bonito e visam o controle e prevenção dos processos erosivos do solo, através da construção de curvas de nível, caixas de retenção e cascalhamento de estradas vicinais, além de cercamento de nascentes e matas ciliares para posterior plantio de mudas nativas com o objetivo de restauração florestal.
“Trata-se de uma ação importantíssima para nosso município porque garante a conservação do solo e dos recursos hídricos, promove a manutenção da biodiversidade e também garante o sucesso do turismo em nossa região, afirma a secretária.
O Projeto Águas de Bonito é uma ação conjunta do IMASUL, IASB, Ministério Público Estadual e Sindicato Rural de Bonito e tem a parceria da Prefeitura de Bonito e Cultivar MS, além do apoio da Edem Agrominerais, Grupo Rio da Prata, Grupo G4 – Irmãos Matzenbacher, Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água, Fazenda Princesinha, empresários locais e produtores rurais.
“Ninguém faz nada sozinho e parcerias como esta permitem que consigamos proteger nossos rios e a economia local”, destacou Josmail.
A visita ocorreu na Fazenda União, propriedade de Antônio Jacob, e teve também a presença do presidente do Sindicato Rural, Jeferson Doreto; da secretária executiva do IASB, Liliane Lacerda; do representante da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da SEMAGRO, Paulo Gimenes; e do representante do IMASUL, Alexandre Ferro.