As secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Obras de Bonito estão realizando durante esta semana obras de conservação e adequação ambiental na estrada do brejão (Cedro), num trecho de aproximadamente 7 km de extensão, na rodovia Bonito/Três Morros, com elevação da pista de 70 cm a 1 metro, do nível anterior.
Devido a importância do trecho, que fica próximo a uma das nascentes do Rio Formosinho/Anhumas, a Prefeitura Municipal de Bonito solicitou apoio da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água da Serra da Bodoquena, através da orientação técnica do engenheiro agrônomo, Paulo Sérgio Gimenes.
Embora pequena, a estrada tem muita importância ambiental e econômica uma vez que atende propriedades rurais voltadas a agricultura e pecuária e está próxima a uma das nascentes que abastece o Rio Formosinho/Anhumas.
“Ou seja, a falta de técnicas adequadas no projeto da estrada fazia com que ela carregasse muitos sedimentos para a nascente, sendo responsável pelo turvamento do rio. A ajuda do Paulo foi fundamental para que conseguíssemos realizar um trabalho de excelência, que ainda não está finalizado, mas já da sinais de que será duradouro e eficiente”, detalhou a titular da Pasta, Ana Trevelin.
A obra conta com uma esteira, uma escavadeira, uma patrola e sete caminhões, sendo três da Prefeitura, dois da AGESUL e dois de produtores rurais da região. Além de equipe de cozinha para os operadores, transporte (ida e volta para equipe) e combustível.