No Dia Internacional da Onça-pintada, comemorado em 29 de novembro, a Onçafari anunciou parceria com a Land Rover, uma das empresas que mais desfruta da natureza, em prol de trabalhar pela preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás.
Em especial ao tratamento das onças-pintadas, a Land Rover cedeu uma Discovery Sport personalizada, totalmente compatível com o espírito do Onçafari. O carro, que atende às necessidades do Pantanal, será utilizado para qualquer movimentação de pesquisa científica e/ou ecoturismo dentro do Refúgio Ecológico Caiman, localizado em Miranda (MS).
“O DNA do Onçafari e da Land Rover são muito parecidos. Eu acho que a Discovery Sport é um excelente carro para nós. Ele é bem silencioso, aguenta diversos terrenos diferentes e o mais importante: as onças gostaram dele!”, explica o presidente da ONG, Mario Haberfeld.
Parceria
Para marcar o início da parceria, o Land Rover Discovery Sport, mais versátil modelo da marca britânica de SUV's de luxo, auxiliará as atividades do Onçafari no Pantanal. “Buscamos por instituições que trabalham com projetos inovadores para a preservação do meio ambiente e de diferentes ecossistemas. Encontramos isso no Onçafari, que promove conexões com o Pantanal e com a onça-pintada por meio do ecoturismo, de pesquisas e da conservação da espécie”, ressaltou Paulo Manzano, gerente de marca da Jaguar Land Rover.
O Discovery Sport, primeiro modelo da Land Rover a integrar o Onçafari, foi escolhido por ser fabricado no Brasil e ter a melhor capacidade off-road, necessária para enfrentar os terrenos pantaneiros mais difíceis com o uso do sistema Terrain Response, proporcionando capacidade e segurança para as atividades da equipe. Além disso, seu amplo espaço interno também será útil no transporte de pessoas e equipamentos.
O trabalho de habituação das onças consiste em acostumá-las à presença dos carros, para que possam ser observadas em seu habitat natural. O carro foi preparado com uma roupagem especial e exclusiva, possibilitando uma melhor identificação dentro de campo, principalmente durante os passeios de ecoturismo no Refúgio Ecológico Caiman. Além do envio do Discovery Sport, a Land Rover também vai trabalhar na divulgação do Onçafari em seus canais, contribuindo para a divulgação de suas atividades e do ecoturismo no país.
Alguns vídeos de divulgação já foram produzidos e divulgados nas mídias da marca. Para ver é só clicar aqui .
Onça-pintada
Considerada um predador “topo de cadeia”, a onça-pintada reina absoluta nos ambientes onde vive. Controla populações de presas e atua diretamente no equilíbrio dos ambientes onde está inserida. Por isso, onças-pintadas saudáveis indicam a salubridade de toda a fauna regional.
Hoje, os maiores desafios enfrentados pela espécie são: aumentar a conectividade entre as áreas que têm habitat adequado e trabalhar a coexistência com seres humanos. O conflito humano-fauna, combinado ao desmatamento, tem sido um dos maiores vilões para garantir a perpetuação da espécie.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a onça-pintada consta como “quase ameaçada” (NT). Mas, no Brasil, apesar do status geral ser de vulnerabilidade, a conservação varia de acordo com o bioma. Apesar de já ter sido extinta em diversos lugares onde ocorria, o Brasil abriga cerca de 50% das populações de onça ainda existentes. A Amazônia, atualmente, é o maior refúgio para onças ao longo de sua distribuição, seguida pelo Pantanal. Porém, em biomas como a Mata Atlântica e a Caatinga, a espécie corre grave risco de extinção.