Um pecuarista (38), residente em Bonito, foi autuado administrativamente e multado em R$ 9.800,00 por exploração ilegal de madeira e porte de motosserras ilegais quando uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bonito realizou fiscalização em sua fazenda nesta quarta-feira (14). Ele foi autuado por armazenamento e uso de produto florestal sem autorização ambiental.
Os policiais encontraram e apreenderam 37 pranchas serradas recentemente e 33 toras (mourões) que estavam armazenadas e sendo utilizados em um mangueiro na fazenda.
O produto florestal estava sendo utilizado sem autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal) e, consequentemente, sem origem. O DOF é o documento ambiental para o transporte e armazenamento e uso de qualquer produto florestal, o que se caracteriza como crime ambiental.
A PMA não conseguiu identificar de onde foi explorada a madeira e o acusado somente afirmou ter adquirido, não informando de onde. Além da multa administrativa, o pecuarista também responderá por crime ambiental. Se condenado poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Duas motosserras que foram encontradas no local foram apreendidas, por não possuírem licença de porte e uso (LPU).