A Polícia Militar Ambiental de Jardim, que trabalha na operação Semana Santa, realizava patrulhamento fluvial no rio Miranda na madrugada desta quinta-feira (14), na região conhecida como “Rede de Luz”, e surpreenderam um infrator que praticava pesca com tarrafa à margem do rio. Assim que o pescador percebeu que eram os policiais pelo farol da embarcação, ele abandonou o petrecho e fugiu pela mata.
Os policiais efetuaram buscas, porém, devido a mata fechada e a escuridão, não foi possível prender o criminoso. No local, foram apreendidos quatro exemplares de peixes da espécie curimbatá, que o pescador havia capturado com o petrecho ilegal, bem como duas tarrafas (petrechos proibidos) utilizadas na pescaria ilegal.
A equipe também utilizou um gancho pela água na margem do rio na região em que o pescador estava praticando a pesca predatória e encontrou uma rede de pesca que ele também havia armado. Todo o material foi apreendido.
Uma operação dessa natureza é fundamental, pois se o elemento tivesse mais tempo e encontrasse um cardume, mesmo sozinho, com esses tipos de petrechos ilegais com alto poder de captura, conseguiria dizimar rapidamente um cardume.