Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Jardim realizava fiscalização preventiva na estrada vicinal que liga a rodovia BR-382 ao Assentamento Palmeira, à margem do rio Miranda, na região conhecida como “Poço do Sobradinho” no último domingo (13) e avistou dois homens pescando durante o período proibido. Os infratores começaram a fugir com a aproximação dos policiais e abandonaram três varas de pesca com molinetes.
Além dos petrechos de pesca, em uma vegetação próxima de onde estavam os homens foi encontrado um pescado escondido. Eram dois exemplares de peixes Dourado, cuja pesca está proibida desde 2019, mesmo no período de pesca aberta, e um exemplar da espécie Dourado-cachorro, pesando 5,5 kg no total. Os petrechos e o pescado foram apreendidos. Os infratores não foram identificados.
Se identificados, os pescadores responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700 a R$ 100 mil.
A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente no período de piracema.