A Polícia Militar Ambiental deflagrou no dia 22 de março a Operação Prolepse de prevenção a incêndios em Mato Grosso do Sul. Durante os trabalhos de prevenção e orientação, as equipes que vão às propriedades rurais realizar as orientações carregam nas viaturas materiais de combate a incêndios e os policiais se deparam com focos de incêndios florestais iniciais e, até mesmo, de maiores proporções e têm conseguido extingui-los, evitando que se alastrem por imensas áreas.
Em preparação, os policiais têm participado de vários cursos relativos à prevenção e combate aos incêndios. No dia 19, com conclusão na última sexta-feira (20), a PMA de Jardim participou de um curso promovido pelo Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim (IGMA) em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Respeitando o distanciamento e com o número reduzido de participantes em razão da pandemia, o objetivo do curso foi capacitar representantes profissionais de várias instituições a empregar técnicas de prevenção e combate à incêndios e serem multiplicadores, repassando-as a outros profissionais que trabalham na linha de frente no enfrentamento dos incêndios, sejam eles urbanos ou rurais.
O curso proporcionou o aprendizado de técnicas aos policiais e aos demais participantes, capacitando-os a difundir os conhecimentos adquiridos em suas instituições para a melhor prevenção aos incêndios em vegetação em áreas rurais e urbanas e possam iniciar os primeiros combates e, com isso, muitas vezes poder evitar que um pequeno foco possa se transformar em um grande incêndio.
Participaram do curso oito alunos multiplicadores de instituições estabelecidas no município de Jardim, entre elas, da Polícia Militar Ambiental, do Instituto Guarda Mirim Ambiental, da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizado do Exército Brasileiro e do atrativo turístico Buraco das Araras. A Polícia Militar Ambiental também ministrou aula de noções de salvamento.