Uma das equipes da Polícia Militar Ambiental de Miranda, que trabalha na Operação Piracema, realizou fiscalização preventiva nos rios Miranda, Chapena e Betione, desde a madrugada de sexta-feira (11) ao início da noite e apreendeu um barco e diversos petrechos ilegais de pesca.
No rio Miranda, a equipe avistou um pescador em um barco de alumínio próximo a margem do rio, pescando com tarrafa (petrecho proibido). O infrator fugiu pela mata fechada quando avistou os policiais e abandonou a embarcação, uma tarrafa, um puçá e dois remos utilizados na pescaria ilegal. Apesar de buscas, o pescador não foi localizado. O material foi apreendido. Felizmente, o infrator iniciava a pescaria ilegal e não tinha capturado o pescado ainda. A PMA tentará identificar o pescador pelas características da embarcação.
Durante o patrulhamento fluvial iniciado na região do Saltinho próximo ao Porto Novo até a ponte da Rodovia do Calcário (MS-339) foram localizados e retirados dos rios 150 anzóis de galho, 13 redes de pesca, 11 cordas de espinheis de 10 metros com sete anzóis cada uma e um tambor para armazenar isca viva.
Uma das maiores preocupações da PMA na prevenção à pesca predatória, especialmente durante o período de piracema, é a retirada dos rios desses petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca que têm alto poder de captura e depredação de cardumes, mesmo existindo muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição para armá-los e conferi-los nos rios, quando normalmente fazem isso em horário noturno.