Na última terça-feira (22), a prefeita de Jardim, Clediane Areco, apresentou o projeto Remansos (Revitalização do Rio Miranda), realizado em parceria com o Ministério Público Estadual (MP/MS) e o Instituto Guarda Mirim Ambiental.
A metodologia do projeto foi baseada na observação, coleta e análise de parâmetros que traduzem a situação do rio. Desta forma, são apresentadas medidas de revitalização de caráter amplo visando incentivar a inclusão de projetos de recuperação através de parcerias entre ONG's, o Poder Público e a comunidade para que as cinco metas propostas no projeto sejam atingidas.
Por fim, o projeto é uma resposta à sociedade no que diz respeito à conservação e preservação dos recursos naturais e essenciais à vida. A pretensão em si consiste em reabilitar o ambiente nas áreas de influências com objetivo de então torná-lo apto à vida, assegurando e garantindo ao mesmo o seu curso natural.
A relação de Jardim com o Rio Miranda remonta à saga histórica da Retirada da Laguna que, durante o retorno das terras paraguaias, os soldados brasileiros transpuseram o rio para poder alcançar a sobrevivência já que sofriam com a fome, guerra, doenças e ataques. Poucos conseguiram transpor o Rio Miranda e chegar à margem direita onde se localizava a sede da fazenda do Guia Lopes, célebre personagem da retirada, pois o episódio acontecera em época de cheia, tornando o leito do rio praticamente intransponível.