A pedido da prefeita de Jardim, Dra. Clediane Matzenbacher, os diretores dos departamentos de Cultura e Meio Ambiente, Evandro Silva e Carlos Piazer, participaram de uma reunião com o sargento Nisroque Silva Soares, diretor de Ensino do Instituto Guarda Mirim Ambiental, para debater o projeto que busca trazer qualidade de vida e beleza nos bairros.
A arborização é o ato de implantar árvores em vias públicas de modo que não cause conflito com outros componentes do meio urbano, como fiações da rede elétrica, meio fio, calçadas e postes. O paisagismo sempre estará atrelado aos serviços de arborização urbana, e este, por sua vez, visa melhorar a fisionomia do ambiente por meio da implantação de plantas ornamentais.
O projeto, segundo o biólogo Carlos Piazer, contará com uma diversidade de espécies nativas como os famosos ipês, espécie encontrada em todo o Brasil e com forte presença na cidade. Agora o projeto caminhará para novas etapas, como avaliação da arborização para correto manejo com apoio do Instituto Guarda Mirim Ambiental.