Na última terça-feira (25), equipes da Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Bodoquena e da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) realizaram uma visita técnica para analisar o assoreamento no córrego da Maconha, um dos afluentes da bacia do Rio Salobra, e iniciar recuperação no local.
A ação faz parte das atividades da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, que tem como atribuição a emissão de pareceres e de recomendações técnicas acerca do Projeto Técnico de Manejo e de Conservação nas áreas de contribuição das bacias hidrográficas. O córrego está localizado no distrito Morraria do Sul e, em virtude de altitude da agrovila e de sua localização, com a chuva, a água leva grande volume de areia para a afluente, o que fez com que o local perdesse sua característica ao longo dos anos.
Na visita, foi definida uma estratégia que será adotada para retirada da areia do córrego e também intervenção que deve ser feita na agrovila para melhorar o escoamento da água, evitando que a descarga de areia continue acontecendo dentro da afluente. “O trabalho tem como principal objetivo evitar que o córrego suma e o Rio Salobra perca uma de suas fontes”, explicou o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, técnico da Semagro.
O trabalho começou a ser realizado com apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, que realizou requalificação e conservação das vias. Conforme o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Gonçalves, posteriormente serão feitas intervenções na agrovila, como a inclusão de um corredor verde para diminuir a velocidade da água.
Bodoquena foi incluída na atuação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água após solicitação da Administração Municipal. Preocupado com o assoreamento, o prefeito Kazu Horii solicitou apoio e foi atendido através do Decreto nº 15.661 assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, incluindo as áreas de contribuição das bacias hidrográficas dos rios Betione e Salobra, localizados nos municípios de Bodoquena, Jardim, Bonito e Miranda, na rotina de apresentação do Projeto.
Participaram da visita o secretário Hélio Gonçalves, o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, o engenheiro ambiental Danillo Angelo e o coordenador municipal da Agraer de Bodoquena Airton Garcez.