Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Novembro de 2024
Meio Ambiente

Prefeitura e Semagro realizam visita técnica no córrego da Maconha em Bodoquena

Foram analisados os motivos para assoreamento do afluente do rio Salobra para se dar início em sua recuperação.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 27 de Maio de 2021 às 15h43
(Divulgação)

Na última terça-feira (25), equipes da Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Bodoquena e da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) realizaram uma visita técnica para analisar o assoreamento no córrego da Maconha, um dos afluentes da bacia do Rio Salobra, e iniciar recuperação no local.

A ação faz parte das atividades da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, que tem como atribuição a emissão de pareceres e de recomendações técnicas acerca do Projeto Técnico de Manejo e de Conservação nas áreas de contribuição das bacias hidrográficas. O córrego está localizado no distrito Morraria do Sul e, em virtude de altitude da agrovila e de sua localização, com a chuva, a água leva grande volume de areia para a afluente, o que fez com que o local perdesse sua característica ao longo dos anos.

Na visita, foi definida uma estratégia que será adotada para retirada da areia do córrego e também intervenção que deve ser feita na agrovila para melhorar o escoamento da água, evitando que a descarga de areia continue acontecendo dentro da afluente. “O trabalho tem como principal objetivo evitar que o córrego suma e o Rio Salobra perca uma de suas fontes”, explicou o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, técnico da Semagro.

O trabalho começou a ser realizado com apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, que realizou requalificação e conservação das vias. Conforme o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Gonçalves, posteriormente serão feitas intervenções na agrovila, como a inclusão de um corredor verde para diminuir a velocidade da água.

Bodoquena foi incluída na atuação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água após solicitação da Administração Municipal. Preocupado com o assoreamento, o prefeito Kazu Horii solicitou apoio e foi atendido através do Decreto nº 15.661 assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, incluindo as áreas de contribuição das bacias hidrográficas dos rios Betione e Salobra, localizados nos municípios de Bodoquena, Jardim, Bonito e Miranda, na rotina de apresentação do Projeto.

Participaram da visita o secretário Hélio Gonçalves, o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, o engenheiro ambiental Danillo Angelo e o coordenador municipal da Agraer de Bodoquena Airton Garcez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.