Na noite desta terça-feira (10), um incêndio atingiu a região de Solar dos Lagos, conhecido como Mangal, em Bonito e foi contido após 05 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, servidores da Secretaria de Obras e voluntários. Foram devastados cerca de 50 hectares por conta do fogo, que chegou a uma altura de quase 04 metros.
De acordo com o sub-comandante do CBM, tenente Machado, tudo começou por volta das 17h30 e assustou moradores da região. “O fogo foi controlado e já realizamos o rescaldo para evitar o reacendimento no local. As chamas não se aproximaram de uma pousada, apenas a pastagem. Fizemos a vistoria e identificamos aceiros, o que deixa os pontos próximos as casas mais seguras”, explica.
A Prefeitura Municipal chegou a disponibilizar escavadeiras, caminhão-pipa e tratores para auxiliar no combate. “Nestes casos não usamos água, pois o local é de difícil acesso, apenas o trabalho dos homens com bombas e abafadores pode conter o fogo. Foram seis militares trabalhando”, completa o tenente.
As primeiras ações de combate foram na região do Mangal, na Vila Donária, onde as chamas estavam se aproximando de uma pousada. Na sequência, as equipes se dividiram em diferentes pontos da cidade e o Corpo de Bombeiros ficou onde elas eram maiores.
A suspeita é que um raio possa ter causado o incidente. “Havia um drone filmando o início do incêndio, e pela nossa experiência, um ponto no local pode ter sido o local da faísca. Certas nuvens carregadas em locais de serra podem causar isso”, finaliza.
Ainda na manhã de hoje (19), moradores próximos ao local do desastre relatam que cinza e poeira vinda do matagal estão caindo sobre casas e hotéis da cidade.