O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, e a secretária de Turismo, Industria e Comércio, Juliane Salvadori, receberam nesta quinta-feira (05) representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o responsável pelo escritório Regional do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Marcelo Brasil, para dar continuidade ao projeto de recuperação e implantação de escadarias na Gruta do Lago Azul.
As tratativas foram iniciadas entre secretária e o Iphan em abril, com o objetivo de discutir as formas de implantação da escadaria, desde o material a ser utilizado de forma que cause o mínimo impacto visual e ambiental. Na ocasião, ficou acordado que o assunto seria também debatido com o Imasul e foi agendada uma visita da equipe do Iphan ao município para visita técnica à Gruta, bem como reunião com os demais envolvidos.
Entre as pautas da reunião desta quinta estão a importância da aprovação do Plano de Manejo da Gruta, que já foi contratado pelo Imasul e está em fase de ajustes; solicitação de inclusão de informações sobre a tipologia dos materiais que devem ser utilizados no guarda-corpo e corrimão, bem como as ações que são permitidas e proibidas durante a obra, como escavação, impacto sonoro, entre outros.
Participaram da reunião pelo Iphan, Silvia Teresa Mercado Cedron, superintendente substituta; José Augusto Carvalho dos Santos, chefe Da Divisão Técnica substituto; André Vilela Pereira, arquiteto e urbanista; Aline Amaral di Salvo, arquiteta e urbanista; e Zafenathy Carvalho de Paiva, arqueólogo. Também estiveram presentes o procurador jurídico de Bonito Osmar Prado Pias, o arquiteto Carlos Henrique Sanches e a engenheira civil Vanessa Ferreira Pereira.