A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está lançando a campanha “Bonito é Reciclar”, de 2021 a 2024, com o objetivo de incentivar a separação, coleta e comercialização de resíduos recicláveis em Bonito.
A campanha envolverá ações ao longo dos 4 anos, mas terá seu calendário principal de eventos centrado no mês de maio de cada ano, quando se comemora o Dia Internacional da Reciclagem, no dia 17 de maio. Sendo que este ano as ações programadas para este mês são:
- Orientação e acompanhamento de implantação de compostagem nos Atrativos Turísticos, em especial no Balneário Municipal Rio Formoso;
- Visitas de orientação e educação ambiental aos grandes geradores de resíduos (meios de hospedagem, atrativos turísticos, supermercados e comércio) com representantes da Cooperativa de Catadores do Paraíso Bonito, MS.
- Divulgação da Agenda da Reciclagem, com contatos dos empreendedores que coletam recicláveis na cidade;
- Agradecimento e comemoração do Dia do Gari, dia 16 de maio;
- Campanha de Coleta dos Resíduos Perigosos nos bairros, de 17 a 21 de maio, em parceria com a Cooperativa de Catadores do Paraíso Bonito, MS.
Reciclar alguma coisa quer dizer dar novo uso para algo que já foi usado em seu primeiro ciclo de vida, ou seja, o item já cumpriu com seu primeiro objetivo de criação como por exemplo uma embalagem de tetra pak e, a partir da reciclagem, torna-se matéria-prima para novas caixas de papelão. Este é um dos maiores desafios da humanidade neste momento, estender o ciclo de vida de todos os produtos fabricados, através da reciclagem e do reaproveitamento.
A Secretária da SEMA, Ana Cristina Trevelin, afirma ainda que “Bonito conta hoje com 14 empreendedores formais e informais que atuam na coleta e comercialização de resíduos recicláveis (plástico duro, pet, papel, alumínio, ferro, papelão, óleo e rejeitos bovinos), somando mais de 50 pessoas que atuam na economia circular do município. Essas empresas e empreendedores recolhem e comercializam mais de 100 toneladas por mês de resíduos, diminuindo a pressão ambiental sobre o Aterro Consorciado em Jardim (local de destino dos rejeitos de Bonito), além de diminuir os custos municipais com frete e destinação”.
A logo da campanha e toda a comunicação visual foi uma doação de Neo Ávila, da empresa Neo Branding (@neoavila), uma amostra do poder que a comunidade tem para construir um novo mundo, a partir de parcerias e construções colaborativas.