Durante fiscalização ambiental em uma serraria no perímetro urbano de Nioaque, a Polícia Militar Ambiental de Jardim localizou nesta quinta-feira (23) uma serraria ilegal e que também armazenava madeira sem o documento de origem expedido pelo órgão competente. A serraria não possuía o licenciamento ambiental obrigatório.
Cerca de 24 m³ de madeira nativa das espécies Angico, Louro-preto, Ipê, Ximbuva, Sucupira e Canafístola, serradas e em toras, estavam no pátio da empresa e não havia a autorização ambiental de origem (DOF – Documento de Origem Florestal), que é o documento legal para se ter em depósito ou transportar qualquer produto florestal. A madeira foi apreendida e a serraria foi embargada.
O dono da serraria (65), residente em Nioaque, foi autuado administrativamente e multado em R$ 11.400,00. Ele também responderá pelos crimes ambientais de armazenamento de madeira ilegal, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e por funcionar atividade potencialmente poluidora sem a licença ambiental, com pena prevista de três a seis meses de detenção.